Ítalo perde bateria para Yago Dora e finaliza participação no Oi Rio Pro 2018

337672 791715 yago dora8269oiriopro18poullenot mm - Ítalo perde bateria para Yago Dora e finaliza participação no Oi Rio Pro 2018

Potiguar perde na terceira fase para Yago Dora e deixa a liderança do Mundial de Surf 

Fim da linha para o potiguar Ítalo Ferreira na etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf em Itaúna, Saquarema/RJ. Ítalo voltou para as ondas da Barrinha por volta das 15h desta terça-feira (15/05) para enfrentar o também brasileiro Yago Dora. Com ondas menores e mais difíceis, Yago fez escolhas melhores e foi mais efetivo durante toda a bateria. Ítalo ainda virou faltando 4 minutos para o fim, mas Dora mandou um aéreo e garantiu vaga na quarta fase. Com a derrota, Ítalo perdeu a liderança do ranking mundial e termina o campeonato na 13a posição. Nesta quarta (16/05), as emoções do Oi Rio Pro volta para Itaúna, após dois dias na Barrinha.

“Eu acho que esse desafio de competir com algo do nível do Italo (Ferreira), me deixa mais motivado para entrar na bateria e acho que é para isso que estou aqui, você tem que estar pronto para enfrentar esses caras que estão no topo”, disse Yago Dora, que só tinha passado uma bateria nas três etapas da “perna australiana” e precisa de bons resultados para subir no ranking. Ele acertou um aéreo na finalização de uma onda que pegou nos últimos minutos, para virar o placar para 10,56 a 9,70 pontos do potiguar Italo Ferreira.

“Eu me preparei muito mentalmente para essa bateria de hoje (terça-feira)”, contou Yago Dora. “Eu tenho acompanhado o Italo (Ferreira) desde Snapper Rocks (local da primeira etapa na Austrália) e acho que ele é o cara que está surfando melhor esse ano, então eu sabia que ia ser uma bateria muito difícil. Eu sabia que tinha surfe pra avançar, mas estava trabalhando minha mente pra ficar bem confiante. Eu acho que esse grupo de brasileiros, um puxa o nível do outro. A gente tem uma relação muito próxima e muita gente reclama que a gente só anda em grupo, fala alto, mas é isso que está fazendo a gente ser o que a gente é hoje”.

Dos cinco brasileiros classificados, dois já estão garantidos nas quartas de final, pois a bateria que vai abrir a quarta fase ficou 100% verde-amarela, entre Filipe Toledo, Ian Gouveia e Michael Rodrigues. Os dois primeiros colocados avançam e o terceiro termina em nono lugar no Oi Rio Pro, marcando 3.700 pontos no ranking. Ian Gouveia foi o primeiro a se classificar. Ele surfou o melhor tubo nos dois dias de competição nas direitas da Barrinha e na saída atacou forte uma junção cavernosa para arrancar a maior nota do campeonato – 9,93. Três dos cinco juízes chegaram a dar nota 10 para ele e essa onda liquidou o sul-africano Jordy Smith, que era até o favorito para vencer essa primeira bateria da terceira fase.

IMG 4369 - Ítalo perde bateria para Yago Dora e finaliza participação no Oi Rio Pro 2018
Potiguar não conseguiu pontuar bem na 10a bateria e deu adeus ao Oi Rio Pro 2018 naterceira fase

Gabriel Medina, Felipe Toledo, Michael Rodrigues (Ceará) e Ian Gouveia também representarão o Brasil na quarta fase. O australiano Julian Wilson continua firme no campeonato e agora assumiu a liderança isolada do ranking mundial, Jeep Leader. Na primeira bateria do dia, confronto brasileiro: Ian Gouveia, Michael Rodrigues e Filipe Toledo. Na segunda, Julian Wilson (AUS) enfrenta o japonês Kanoa Igarashi e o norte-americano Kalohe Andino.

O brasileiro Gabriel Medina com o apoio da torcida disputará uma vaga nas quartas de finais contra dois havaianos: Sebastian Dietz e Ezekiel Lau. Para finalizar a quarta fase, Yago Dora vai com tudo pra cima de Wade Carmichael (AUS) e o bicampeão mundial John John Florence (HAW), que quebrou tudo na Barrinha e obteve a melhor média do campeonato: 17,97.

coffin c9608rio18poullenot n - Ítalo perde bateria para Yago Dora e finaliza participação no Oi Rio Pro 2018
Conner Coffin (USA) is eliminated from the 2018 Oi Rio Pro after placing second in Heat 11 of Round 2 at Barrinha, Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil.

Uma terça-feira clássica na etapa brasileira do mundial de Surf em Saquarema/RJ. As disputas tiveram início às 7h da manhã com as últimas baterias da segunda fase no masculino (repescagem). Logo em seguida, a terceira fase teve início nas ondas potentes da Barrinha, ao lado direito da estrutura principal. Das 12 baterias em disputa nessa rodada, o Brasil está representado em 9. Ian Gouveia, filho do lendário paraibano Fábio Gouveia, venceu mais uma, conquistando uma nota “quase 10”, 9,93 após um tubo e uma manobra forte na junção da onda. Ian superou Jordy Smith. O potiguar voador Ítalo Ferreira entra na água na 10a bateria dessa fase diante do também brasileiro Yago Dora.

As disputas na Barrinha aconteceram durante toda a terça-feira (15/05), com as emoções da quarta etapa do Circuito Mundial (WSL) voltando para o palanque principal em Itaúna nesta quarta (16/05) com promessa de altas ondas na tradicional e clássica capital do surf brasileiro.

—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-

Freire Neto – @freireneto – Itaúna/Saquarema/RJ

A cobertura do Campeonato tem o apoio de Jeep e Locker Blindagens.

—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-

337672 791712 toledo f9909rio18poullenot mm - Ítalo perde bateria para Yago Dora e finaliza participação no Oi Rio Pro 2018
Filipe Toledo (BRA) advances to Round 4 of the 2018 Oi Rio Pro after winning Heat 3 of Round 3 at Barrinha, Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil.

QUARTA FASE – 1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=9.o lugar com 3.700 pontos e US$ 14.700:

1.a: Filipe Toledo (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Ian Gouveia (BRA)

2.a: Julian Wilson (AUS), Kolohe Andino (EUA), Kanoa Igarashi (JPN)

3.a: Gabriel Medina (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Ezekiel Lau (HAV)

4.a: John John Florence (HAV), Wade Carmichael (AUS), Yago Dora (BRA)

TERCEIRA FASE – Derrota=13.o lugar com 1.665 pontos e US$ 11.500:

1.a: Ian Gouveia (BRA) 14.26 x 10.90 Jordy Smith (AFR)

2.a: Michael Rodrigues (BRA) 13.70 x 11.07 Frederico Morais (PRT)

3.a: Filipe Toledo (BRA) 6.90 x 6.37 Keanu Asing (HAV)

4.a: Kolohe Andino (EUA) 12.40 x 2.57 Willian Cardoso (BRA)

5.a: Kanoa Igarashi (JPN) 12.84 x 11.40 Griffin Colapinto (EUA)

6.a: Julian Wilson (AUS) 9.34 x 8.94 Alejo Muniz (BRA)

7.a: Gabriel Medina (BRA) 13.10 x 11.20 Mikey Wright (AUS)

8.a: Sebastian Zietz (HAV) 14.27 x 9.17 Tomas Hermes (BRA)

9.a: Ezekiel Lau (HAV) 8.33 x 7.44 Adrian Buchan (AUS)

10: Yago Dora (BRA) 10.56 x 9.70 Italo Ferreira (BRA)

11: Wade Carmichael (AUS) 13.30 x 12.67 Jeremy Flores (FRA)

12: John John Florence (HAV) 17.97 x 8.26 Miguel Pupo (BRA)

Sobre Freire Neto

Jornalista profissional/Eterno Aprendiz, pai, apaixonado por esportes e automóveis.

Ver todas as notícias por Freire Neto →

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.