Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf

ferreira i2912rio18smorigo m - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf

Primeira fase da disputa no masculino aconteceu na praia alternativa, na Barrinha

Ítalo foi um dos seis brasileiros classificados diretamente para a terceira fase 

Enfim começou o Oi Rio Pro em Itaúna, Saquarema/RJ, para os homens nesta segunda-feira (14/05). Mas, as ondas não estavam regulares em Itaúna, mas na Barrinha, no início da praia, a 900 metros à direita do palco principal. A ondulação aumentou bastante chegando a ondas de 1,5m, com boas disputas. Destaque para as vitórias dos brasileiros Felipe Toledo, Miguel Pupo, Gabriel Medina, Yago Doria e o potiguar Ítalo Ferreira. Todos classificados diretamente para a terceira fase.

“Só treinei aqui hoje pela manhã (segunda – 13/05), mas deu tudo certo. Prefiro às esquerdas de Itaúna. O Circuito já tem ondas direitas demais”, comentou Ítalo Ferreira, atual líder do ranking mundial da WSL (World Surf League). Outro diferencial do local de Baía Formosa/RN foi ter surfado de bermuda, ao contrário dos concorrentes, todos com lycra até os pés. “Prefiro competir assim. No final senti um frio danado, me mexi bastante, mas deu tudo certo”, completou Ferreira.

IMG 4366 - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf IMG 4378 - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf

E o Ítalo atendeu vários fãs e muitas crianças após falar com a imprensa. E agora torce para o evento voltar para o palanque principal, nas sagradas esquerdas de Itaúna. Nesta terça, 15/05, será realizada a segunda fase do masculino e a continuidade da competição. Segundo a organização, as ondulações devem melhorar bastante na quarta e sexta-feira.

O potiguar Italo Ferreira conseguiu o objetivo de vencer a bateria, mas o defensor do título do Oi Rio Pro foi mandado para a repescagem no confronto seguinte. Foi outra disputa definida por décimos, com os três surfistas ficando na casa dos 11 pontos. Desta vez, o campeão mundial Adriano de Souza ficou em último com exatos 11 pontos, contra 11,47 do sul-africano Michael February e 11,60 do norte-americano Griffin Colapinto, que avançou direto para a terceira fase.

Mas, o Brasil ainda conquistou mais duas vitórias na primeira fase, com dois catarinenses que estão estreando na divisão de elite da World Surf League esse ano. O mais jovem, Yago Dora, totalizou 12,13 pontos para superar o taitiano Michel Bourez e o norte-americano Conner Coffin na nona bateria. Na 11.a, Willian Cardoso só precisou de 11,16 para derrotar o australiano Matt Wilkinson e o francês Jeremy Flores. Os dois completaram as seis classificações diretas do Brasil para a terceira fase na segunda-feira histórica na Barrinha.

wright m7874rio18poullenot mm - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf
Wildcard Mikey Wright (AUS) advances directly to Round 3 of the 2018 Oi Rio Pro after winning Heat 4 of Round 1 at Barrinha, Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil.
hermes t7299rio18poullenot mm - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf
Tomas Hermes (BRA) will surf in Round 2 of the 2018 Oi Rio Pro after placing third in Heat 2 of Round 1 at Barrinha, Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil.
carmichael w7577rio18poullenot mm - Ítalo Ferreira estreia com vitória na etapa brasileira do Mundial de Surf
Wade Carmichael (AUS) advances directly to Round 3 of the 2018 Oi Rio Pro after winning Heat 3 of Round 1 at Barrinha, Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil.

QUARTAS DE FINAL – Com os resultados do domingo, foram formados os quatro confrontos da terceira fase que vão definir as oito classificadas para as quartas de final do Oi Rio Women´s Pro. As duas primeiras colocadas de cada bateria avançam e a terceira termina em nono lugar no evento. Na primeira, a bicampeã mundial e bicampeã da etapa brasileira, Tyler Wright, enfrenta mais duas australianas, Sally Fitzgibbons e Keely Andrew.

Na segunda, Stephanie Gilmore vai defender sua lycra amarela do Jeep Leaderboard contra a também australiana Nikki Van Dijk e a norte-americana Caroline Marks. O Brasil entra na briga com Silvana Lima na terceira bateria, completada pela californiana Lakey Peterson e a francesa Johanne Defay. E a gaúcha Tatiana Weston-Webb vai disputar as últimas vagas com a havaiana Carissa Moore e a norte-americana Sage Erickson.

A organização espera dá início as competições no masculino nesta segunda (14/05), com melhores condições de ondas na praia de Itaúna, Saquarema/RJ. Ainda há a possibilidade de baterias serem realizadas na praia da Barrinha.

—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-

Freire Neto – @freireneto – Itaúna/Saquarema/RJ

A cobertura do Campeonato tem o apoio de Jeep e Locker Blindagens.

—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-—————-

 

Sobre Freire Neto

Jornalista profissional/Eterno Aprendiz, pai, apaixonado por esportes e automóveis.

Ver todas as notícias por Freire Neto →

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.